Quem Somos

A “Tropikcourtesy” é um projeto agrícola de cariz familiar que nasceu em 2015. Está localizado no Distrito de Aveiro, mais exatamente na Freguesia de Ouca, Concelho de Vagos.

O projecto nasceu a partir da  aquisição, em fevereiro de 2013, de uma pequena propriedade agrícola em Ouca, Vagos, e que foi o culminar de um sonho da família Teixeira, de ter um espaço rural onde pudessem voltar a ter contacto com a terra, com as plantas e animais, dedicando os tempos livres à agricultura biológica para consumo próprio, ou seja, sem fins comerciais.

Mesmo antes da reconstrução da habitação rural, a família optou pela reparação da estufa e pela sua replantação integral com maracujá roxo. Foi o despertar de uma grande paixão pela cultura deste fruto, o que de alguma forma veio dar sentido à sua designação em inglês de “Passion Fruit”  a Fruta da Paixão.

Depois de alguma experiência na pequena estufa de 700 m2, em 2014 ensaiaram o cultivo deste fruto num pomar ao ar livre, com cerca de um hectare, de onde obtiveram logo no ano seguinte, duas colheitas, que totalizaram cerca de 10 toneladas de fruta. Apesar de alguns erros que foram sendo cometidos e gradualmente corrigidos, já eram bem conhecidas as ameaças, riscos e, acima de tudo, o potencial do cultivo deste fruto subtropical.

Foi assim, que de uma forma natural, Francisco e Carlos Teixeira, decidiram convidar a Engº. Verónica Dias para constituir a empresa Tropikcourtesy, que acabou por ser pioneira no cultivo do maracujá na região de Vagos.

Apesar do clima ameno, a instabilidade das condições atmosféricas, provoca danos às plantas e na fruta, pelo que se optou pelo cultivo do maracujá em macro-túneis, o que implicou um investimento significativo, acabando a empresa se candidatar a apoios comunitários do PRODER, que foram aprovados.

Atualmente, já com uma área de 30.000 m2 (3 ha) de macro túneis, com certificação Global GAP e GRASP, a empresa continua focada num modo de produção sustentável.

Em 2021 a empresa decide apostar no lançamento de uma gama de compotas artesanais, todas com base no de sabor exótico do maracujá, combinado com outras frutas.

%d bloggers like this:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close